
O Portal Meu INSS é uma plataforma online, desenvolvida para que os inscritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acessem e acompanhem as suas solicitações de forma fácil e prática.
Ela reúne em um só lugar todos os serviços prestados por uma agência física do INSS, tal como solicitação e extrato de benefícios.
Mas, o que acontece quando o segurado perde ou esquece a sua senha?
Nessa situação é necessária muita atenção, pois o INSS bloqueia o acesso a conta quando há 3 tentativas erradas consecutivas de acesso.
Se você esta tendo dificuldades para acessar a sua conta no Portal Meu INSS, esse artigo pode te ajudar!
Confira o passo a passo abaixo.
1 – Acesse o Portal Meu INSS

O primeiro passo é acessar o site do Portal Meu INSS clicando aqui.
Se o segurado preferir, ele poderá tentar recuperar a senha utilizando o aplicativo do Meu INSS instalado em seu aparelho celular.
O caminho para recuperar a senha é o mesmo em ambos, portanto não se preocupe.
Após acessar o Portal, clique em “Entrar com gov.br”.
2 – Insira o seu CPF
Para recuperar a senha, insira o seu CPF, clique em continuar e em seguida clique em “Esqueci a minha senha” para iniciar o procedimento de recuperação.

Antes de tudo, o sistema pedirá uma prova de que é uma pessoa e não um robô por trás da ação. Isso acontece para garantir mais segurança a sua conta, e evitar que programas mal intencionados tentem recuperar sua senha indevidamente.
Clique em “Sou humano” e continue.
3 – Opções para recuperar a sua senha
É nessa parte que muitos segurados do INSS ficam confusos.
Afinal, o Meu INSS fornece algumas opções para o segurado recuperar a sua senha, dependendo da forma como ela foi criada e utilizada.
São elas:
- Recuperar a conta por validação facial: para os segurados que estão com a biometria atualizada e já enviaram uma foto ao lado de um documento, identificando-se.
Para isso, basta clicar em fazer o reconhecimento facial. Se ainda não possui, clique em recuperar de outra forma.

- Recuperar a conta através de um banco credenciado: para os segurados que veicularam suas contas bancárias à sua conta do INSS.
Se for o caso, clique no banco cadastrado. Do contrário, clique em recuperar de outra forma no final da página.

- Recuperar a senha por e-mail: para os segurados que estão com a conta desatualizada, e com o sistema de segurança Bronze ou Prata (níveis mais baixos). Ou seja, não utilizam a conta há muito tempo e por isso não se lembram da senha.
Após clicar em recuperar de outra forma no final da página, o segurado receberá um aviso de segurança informando que o nível de sua segurança poderá ser reduzido. Isso porque, recuperar através do e-mail é menos seguro do que recuperar através do banco ou reconhecimento facial.

Neste tutorial, ensinaremos o procedimento de recuperação por e-mail, já que ele é o mais recorrente entre os segurados que perderam o acesso às suas contas.
4 – Envie o código de recuperação para o seu e-mail
Na próxima tela, aparecerá a seguinte informação: Enviamos um código de verificação para o e-mail cadastrado.
E, abaixo dela, o seu endereço de e-mail protegido por asteriscos (*).
Confira se você conhece e, o mais importante, se ainda tem o acesso desse endereço eletrônico.
Se por acaso a resposta for sim, clique em “Enviar código”.
Acaso a resposta seja não, clique em “Não tenho acesso a este e-mail”. Dessa forma, o código de verificação será enviado para o seu número de celular.
Caso você tenha trocado de celular ou não reconheça o número informado, o INSS pedirá que você preencha um formulário de recuperação de senha, onde você precisará informar os seus dados pessoais corretamente. O formulário demora alguns dias para ser respondido, e então, um código será gerado e enviado para você continuar a recuperação da sua conta.

4 – Se você já recebeu o código, digite-o e clique em continuar
Você está quase finalizando a operação. Após consultar o seu e-mail ou caixa de SMS, digite o código corretamente e continue!

5 – Crie uma nova senha seguindo as recomendações do INSS
Essa parte é fundamental, e requer muita atenção do segurado.
A sua nova senha precisará seguir alguns critérios para ser aprovada pelo INSS. São eles:
- Ter entre 8 e 70 caracteres;
- Ter ao menos uma letra minúscula;
- Ter ao menos uma letra maiúscula;
- Ter ao menos menos um número;
- Ter ao menos um símbolo (!@#$%¨&*).

Após criar a nova senha e repeti-la em “Confirmar Senha”, basta clicar em continuar. Nessa hora, o aparecerá uma caixa perguntando se você deseja lembrar a sua senha para mais tarde.
Portanto, você não precisará mais se preocupar em digitar a senha toda vez que realizar um novo login no Portal Meu INSS, e não corre o risco de esquecê-la novamente.
Clique em “lembrar minha senha” e pronto. Você concluiu a operação de recuperação de senha!
Observação importante: se mesmo seguir o passo a passo acima você NÃO conseguiu recuperar a sua senha, não se preocupe. A recuperação também pode ser feita por um advogado de confiança ou em uma agência física do INSS.
Quer solucionar mais dúvidas sobre previdência social ou descobrir se você tem direito a receber algum benefício? Entre em contato com a nossa equipe clicando aqui.